escoamento da safra

Máquinas trabalham no interior, e secretário promete boas estradas

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Uma das estradas que tiveram os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Rural foi a Silvio Schirmer, próxima ao acesso do Distrito de Pains

Cinco equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural estiveram, nesta quarta-feira, atuando na manutenção das estradas do interior do município. A ação contempla serviços atrasados por conta da chuva e, também, visa melhorar a trafegabilidade de vias importantes para o escoamento da safra do arroz e da soja.


Nos últimos dias, o Diário percorreu estradas dos distritos de Pains e Santa Flora, que concentram boa parte da produção dos grãos em Santa Maria. Entre os moradores, a preocupação com os buracos, atoleiros e pedras soltas nas chamadas "ruas de chão" é um sentimento comum. A expectativa por novas intervenções da prefeitura cresce, principalmente entre os agricultores, na medida em que os períodos de colheita se aproximam, e o trânsito de caminhões nessas regiões tende a se intensificar. Nos próximos dias, algumas lavouras de arroz da região já podem começar a ser colhidas. A soja deve ser colhida entre o fim de março e o início de abril.

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Ainda ontem, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, teve uma reunião para tratar do levantamento que os subprefeitos fizeram a fim de apontar quais estradas precisam de maior atenção da pasta nos próximos meses. De acordo com ele, o Executivo conta com três motoniveladoras (patrolas), cinco retroescavadeiras, três caminhões caçamba, dois rolos compactadores e uma esvadeira hidráulica para fazer o trabalho de manutenção na Zona Rural. Na quarta, o maquinário foi distribuído na Estrada Silvio Schimer, próximo a entrada de Pains, Estrada das Tronqueiras, em Arroio do Só, Vila Esmeralda, na Boca do Monte, Estrada dos Pivettas, em São Valentin, e Estrada do Mato Alto, no Passo do Verde. Nesses locais, são feitos o empedramento, envaletamento, compactação e patrolamento.

PRÓXIMOS TRECHOS
As próximas estradas que serão contempladas são a dos Banhados, Ramada e Sarandi, em Santa Flora, e na da Limeira, no Passo do Verde. Entretanto, o secretário ressalta que esse cronograma pode ser alterado em função das chuvas. Se algum problema mais grave ocorrer em outra localidade, a prioridade da ordem de serviços é alterada. O trabalho que foca no escoamento da safra deve seguir até maio.

SITUAÇÃO
Barreto admite que cuidar dos 1,5 mil quilômetros de estradas no interior é uma tarefa difícil. Então, ele diz que o poder público concentra esforços nos pontos mais críticos que, segundo o secretário, são os lugares onde os veículos fazem maior força de tração, como baixadas e subidas, nas quais os atoleiros se formam com mais frequência.

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Ao conversar com quem utiliza as vias na área rural diariamente, a reportagem apurou que, quando as máquinas da prefeitura realizam a manutenção, a situação melhora. Porém, o trabalho não é efetivo e, na primeira chuva, as pedras colocadas para diminuir a quantidade de barro se soltam e os buracos voltam a aparecer. A demora entre uma manutenção e outra também é outra reclamação. Para o secretário, o panorama não tem como ser muito diferente.

- Infelizmente, água com terra é barro. Tende a ser sempre assim. Quanto mais pedra conseguirmos colocar, menos teremos problemas. Mas também é preciso drenar a estrada e fazer um trabalho para que a água não acumule e corra para a valeta, seguindo o fluxo normal. Não é tão simples - explica.

Barreto garante que a secretaria tem tentado ter uma postura mais propositiva em relação às demandas de infraestrutura, ou seja, prevenir mais do que remediar. Porém, nem sempre isso é possível.

- O agricultor que reclama da falta de atuação das máquinas ainda fala com base em anos anteriores, quando não tínhamos todo o maquinário necessário. Agora, estamos melhorando. A Estrada Pedro Fernandes da Silveira (em Pains) estava no nosso cronograma há duas semanas, mas outros problemas surgiram nesse meio tempo em outros lugares e tivemos que atende-los antes - diz.

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ASFALTAMENTO
Sobre a possibilidade de asfaltar as principais estradas dos distritos, Barreto afirma que o investimento seria alto, e, conforme ele, município não dispõe, no momento, dos recursos necessários.

- Nós fizemos um levantamento, um tempo atrás, para saber quanto gastaríamos para asfaltar dois ou três quilômetros da Estrava Silvio Schirmer. Seria gasto cerca de R$ 3 milhões, sem terceirizar. Não é só colocar asfalto por cima, tem que fazer uma base, drenar a estrada, fazer o meio fio. O custo de uma obra dessas, sem ponte e sem bueiro, girar em torno de R$ 1 milhão por quilômetro de asfalto - justifica.

Portanto, pelo menos a curto prazo, o secretário Rodrigo Menna Barreto dá a entender que os moradores do interior podem esquecer o sonho de receberem asfalto perto de suas casas. Ao mesmo tempo, ele faz uma promessa aos moradores da Zona Rural:

- Nós teremos estradas em condições para a safra.

*Colaborou Rafael Favero

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